sábado, 24 de abril de 2010

BIBLIOTECAS PÚBLICAS


O Ministério da Cultura escolheu o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, celebrado neste 23 de abril, para anunciar os resultados do primeiro Censo Nacional das Bibliotecas Municipais. O estudo foi encomendado à Fundação Getúlio Vargas para traçar um panorama desses equipamentos e, principalmente, saber ao certo que o Brasil vai mesmo zerar, em 2010, uma lista suja - aquela de cidades sem uma única biblioteca sequer (elas eram nada menos do que 1.300 em 2003, segundo o IBGE). O 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais revela dados das BPMs de cada município brasileiro, agrupados por estado e região. A pesquisa aponta número de empréstimos, acesso à internet, frequência de usuários, temas mais pesquisados, horário de funcionamento, perfil dos funcionários, número de bibliotecas por habitantes, entre outros. Foram pesquisados todos os 5.565 municípios brasileiros.
O estudo tem como objetivo subsidiar e aperfeiçoar políticas públicas em todas as esferas de governo – federal, estadual e municipal – voltadas à melhoria e valorização das bibliotecas públicas brasileiras.
A pesquisa será um passo grandioso para que o País venha a ter, de fato, uma vigorosa política nacional de bibliotecas.

Outra boa notícia guardada a sete chaves pelo Ministério da Cultura para este Dia Mundial do Livro: será anunciado, logo mais, o edital Mais Cultura de Apoio a Bibliotecas Públicas. A iniciativa é um bem bolado entre a Diretoria Nacional do Livro, Leitura e Literatura e o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, que funciona na Fundação Biblioteca Nacional.
Ainda falta muito para o Brasil chegar lá, mas não restam dúvidas: a atual década deve entrar para a história talvez como a mais importante para a questão do livro e da leitura. No mínimo, a que terá estabelecido a grande virada que está a caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário