domingo, 11 de abril de 2010

Leituras de Michel de Certeau - I

O ALLE tem se encontrado às quartas feiras a tarde, para, numa Atividade Programada de Pesquisa,do Programa de Pós- Graduação da Faculdade de Educação, ler e discutir conjuntamente alguns textos de Michel de Certeau, importante intelectual francês, a inspirar trabalhos do grupo. As obras em estudo neste semestre são:

1.Certeau, Michel de. A Escrita da História. Trad. Maria de Lourdes Menezes. 2. Ed. RJ: Forense Universitária, 2002.
2._______________ A Invenção do Cotidiano: 1. Artes de Fazer. Trad. Ephrain Ferreira Alves. RJ: Vozes, 1994.
3._______________ A Invenção do Cotidiano: 2. Morar, cozinhar. Trad. Ephrain Ferreira Alves. E Lúcia E. Orth. RJ: Vozes, 5. edição, 2003.
4._______________A Cultura no Plural. Trad. Enid Abreu Dobransky. Campinas, SP: Papirus,1995.

Da leitura dos 'paratextos dessas obras', escritos por diferentes pessoas, e não por Certeau, os alunos escreveram sobre a visão de pesquisa e de metodologia ali sugerida. Dia-a-dia publicaremos no Blog, suas escritas, ou trecho delas. O primeiro trecho é de autoria de Luce Giard, colaboradora do autor, está em Invenção do Cotidiano II e é citado no texto da Paula. Ela diz de uma pesquisa que é "...um afastamento controlado e controlável de nossos lugares e de nossas práticas de vida, a fim de podermos espantar-nos com eles,interrogá-los, e depois dar-lhes sentido e forma". (p.23, vol2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário